top of page

EDUCAÇÃO

Substantivo coletivo. Troca de descobertas e de relações com o mundo. Conversas e ações podem conduzir a estados de eureka! e de autonomia. Definição in: Dicionário Pessoal

 

A atuação e pesquisa da educação em arte ou pela arte é natural quando se compreende e acredita-se na educação como movimento essencial ao ser humano e na arte como linguagem expressiva, interdisciplinar e sensível.

Cursos Livres, Oficinas, Workshops ou Educação em Museus e muitos são espaços possíveis!

 

Oficinas Culturais Fomento à Leitura

Oficinas Culturais Fomento à Leitura

As oficinas Journal Art, Colagem, Papercutting e Fazendo Livros ocorreram ao longo do segundo semestre de 2017 nas bibliotecas públicas de São Bernardo do Campo, preconizando a experimentação e novos olhares sobre as artes, o fazer criativo e os livros.

Desenhar no Parque, Falar da Cidade

Desenhar no Parque, Falar da Cidade

Um convite para caminhar, ver, desenhar e trocar ideias, experiências e memórias da cidade. O projeto fez parte do Programa Territórios de Cultura da Secretaria de Cultura de Santo André e foi realizado em 2017 com a parceria de Cintia A. Farias e de Gustavo Furlan. O acervo digital é aberto e disponível no Facebook.

Estou Cá / Boletim Público

Estou Cá / Boletim Público

O projeto-exposição de Paulo Miyada e Valquíria Prates, realizado entre julho 2016 e março de 2017 no SESC Belenzinho, supervisão da Dialogum, deu destaque à pesquisa em mediação– ações, dispositivos, visitas temáticas, oficinas, reflexões, coletivações... Desenvolvi “Coleção de Histórias Inventadas” (em parceria com Vanessa Lima); “Luz e Sombra no Espaço Expositivo” e “Autonomia através do Design” (com Clara Zamith), “Corpo-Dispositivo” (com Amanda Preisig) e “Relações Inóspitas”.

Oficinas Culturais 2016

Oficinas Culturais 2016

Em 2016 foram duas oficinas em três espaços de São Bernardo do Campo, promovidas pela Secretaria de Cultura da cidade: "Cultura Nordestina: arte, festejos e artesanias" (dentro do projeto "Crianças Fazendo Arte!) e "Nossa História Prática das Artes Plásticas". Nestas, reflexão das tradições e experimentação técnica e criativa - cada qual com seu público e recorte.

Ação na Estação Luz

Ação na Estação Luz

Promover tempo e atenção aos temas, público e os espaços propostos pela exposição "Françoise Schein - a artista dos direitos humanos" motivou a ação onde o trabalho da artista é definitivo, a Estação da Luz. Dos encontros, as reflexões de um público que, em geral, não participa dos espaços culturais institucionalizados. Mas também a reflexão sobre os movimentos de expansão das ações educativas. Participação e Registro: Rosi Ludwig, Wagner Pereira, Gustavo Furlan, Tiago Nunes, Rafael

Trajetória Educativo

Trajetória Educativo

Muitas propostas na exposição "Françoise Schein - a artista dos Direitos Humanos", no MAB FAAP! Trajetórias Paulistanas, teatro de sombras, muitos desenhos e propostas... público espontâneo e grupos agendados a partir dos 4 anos

Sarau Amazônico+Oficina de Vitrais

Sarau Amazônico+Oficina de Vitrais

Exposição "Acervo - século XX". MAB FAAP (Educadoras: Vanessa Rigo + Cris Walter. Fotografia: Isa Maia) Ativar espaços, propor olhares, (re)descobertas e troca de memórias e imaginários, essa é a proposta do Sarau. Conversas revelam memórias, formas revelam lendas e tudo leva a novas conexões. E como tudo acontece deitados olhando o céu, digo, os vitrais... propõe-se um conhecer reflexivo e prático, pela experiência da criação colorida e luminosa.

Oficina de Desenho

Oficina de Desenho

As histórias e anotações de Leonardo da Vinci sobre tudo o que existe - ou não - e a exposição em si são pontos de partida para a imaginação e o pensar grafico, crítico. Aos finais de semana, famílias criaram, lembraram histórias, descobriram, repensaram o que viram, participaram juntas (e até mais de uma vez!) das propostas realizadas para a exposição "Leonardo da Vinci - a Natureza da Invenção" (SESI-FIESP. Educadoras: Vanessa Rigo + Cris Walter)

Festival Istambul Agora!

Festival Istambul Agora!

Partir do ser-artista e das pesquisas de cada artista-educador para pensar diferentes formas de mediação. O resultado: ações que valorizam a sensibilidade, a imaginação, a reflexão e ação crítica; que facilitam e aprofundam o contato com a arte, o conteúdo e os materiais expositivos. (SESC Pompéia+Zebra5).

Aulas e Oficinas

Aulas e Oficinas

Cores, formas, espaço, corpo... História, técnicas, expressão pela arte. Cada proposta e cada participante, independente da idade, estabelece suas linhas de contato da prática, do lúdico, conhecimento e autoconhecimento.

© 2015 por VanRigo. Todos os direitos reservados. Orgulhosamente criado por Wix.com

  • White LinkedIn Icon
  • Facebook - White Circle
  • White Instagram Icon
bottom of page